quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Caminho de Santiago de inverno: seus perigos e suas belezas



A montanha é raiva e a natureza mostra seu rosto mais cruel. Quase ninguém quer estar lá fora lutando contra os elementos. Quase ninguém, mas montanhistas e caminhantes, que sabem como encontrar o lado romântico de andar num terreno com neve. É no tempo de inverno, quando o Camino de Santiago se transforma e vai de uma peregrinação de turistas para se tornar algo íntimo e pessoal. O silêncio, a solidão e a autenticidade dos povos são os protagonistas. A reflexão, o frio e o som dos passos na neve são os únicos protagonistas do peregrino a Santiago de Compostela. O Camino de Santiago não é o mesmo no inverno, é óbvio. Mas ouso dizer que é duas vezes mais maravilhoso. Enquanto no verão são freqüentes, o afluxo de caminhantes, os problemas do espaço nos abrigos e a oferta numerosa de refeições, alojamentos e outros serviços para os peregrinos, no inverno tudo muda. O inverno é marcado pela solidão, frio cruel e neve. Mas também implica uma maior reflexão.





Você tem que se preparar o caminho
Antes de começar nossa marcha no inverno é aconselhável planejar um pouco melhor a rota no inverno. Por exemplo, você está claro em que mês ir? A maioria dos peregrinos concorda que é preferível dezembro e janeiro, para o resto dos meses para ser menos frio, embora a dureza será sempre determinado pela climatologia que encontramos. O Camino de Santiago no inverno não é perigoso, contanto que você ande com senso comum e ter em conta as previsões meteorológicas.



No inverno há sempre alguns abrigos que fecham, embora a maioria permanecem ativos, especialmente os públicos. Embora isso não deve ser um problema, porque há muitos menos peregrinos, também não há problemas de espaço, mesmo assim, é sempre aconselhável certificar-se de que os albergues em que pretendemos dormir estão abertos para que não tomemos a surpresa de andar mais do que o projeto inicial. O mesmo vale para bares, restaurantes e supermercados e, embora alguns estabelecimentos possam estar fechados, os existentes são mais do que suficiente para servir os peregrinos.
No inverno, as horas de caminhada mudam. Enquanto no verão os peregrinos acordam muito cedo para evitar as horas de calor máximo e ser capaz de chegar cedo nos abrigos, no inverno você começa a andar mais tarde para aproveitar as poucas horas de sol. Não há pressa, não há necessidade de correr para encontrar uma cama. Você também tem que contar que a noite chega antes. O interessante no inverno é passar mais horas em tabernas e albergues que trilhas turísticas ou andando ao redor da aldeia. Pense em fazer algo para as horas mortas, que serão muitos: um livro, música, algumas letras...qualquer coisa que entretê-lo enquanto você espera para a próxima fase.

O que colocar na mochila?
O conteúdo da mochila de inverno não difere muito das coisas a tomar para fazer o caminho para Santiago no verão, apenas incorpore alguma roupa e mude algo impróprio. O máximo de transportar o material mínimo possível ainda é válido.
  • Mochila: o inverno é um pouco maior, cerca de 50 litros.
  • As botas são mais importantes. Recomendados botas de membrana impermeáveltipo Gore-Tex.
  • Além dos chinelos, recomendamos que você use um tênis de esportes.
  • Uma boa luvas e gorro.
  • Chapéu e lenço.
  • Meias de Coolmax.
  • T-shirts de manga curta ou longa mas depende muito sobre se nós vamos em meses muito frios ou é o começo do inverno.
  • Polar fino no caso o dia é ensolarado Polar Fat para andar com frio.
  • Calças ligeiramente mais quentes, caso vai nos meses de inverno mais frios.
  • Nós recomendamos mudar a camada chuvosa por duas partes impermeáveis, uma jaqueta e uma calça. Em caso de chuva, é preferível que não molhe as calças.
  • Você pode adicionar alguns Leggings para os dias de neve e chuva, vamos evitar que nossos pés de se molhar. Eles são especialmente importantes se deixarmos os Pirinéus ou se planejamos passar por diferentes picos evitando desvios.
  • Nem pode faltar uma bom “corta vento”. Se o revestimento da prova de vento tem uma membrana impermeável, pode substituir o revestimento da chuva.
  • Saco de dormir vai de um saco de verão para algo um pouco mais apropriado para cerca de 5 a 10 graus em aberto. Também não é muito relevante, pois dentro dos albergues geralmente não é frio, há cobertores.

Que caminho escolhemos?
Caminho francês é ainda perfeitamente viável e só teremos de estar atentos às previões meteorológicas e à informação que os vizinhos e os abrigos nos dão, caso seja necessário tomar algum desvio.



Em caso de queda de neve, há alguns trechos um pouco mais complicados no inverno. O primeiro problema que podemos encontrar antes Roncesvalles, no Collado de Bentartea. As montanhas de León e a área do Cebreiro também pode ser difícil.
Em caso de não ser recomendado o passo do Cebreiro, há uma variante da estrada conhecida como Estrada do inverno. Isso começa em Ponferrada e leva a Santiagoatravés dos vales do Rio Sil, passando pelo Médulas e a Ribeira Sacra. Tem um comprimento de 250 quilômetros e pode ser muito interessante para aqueles peregrinos que já conhecem o Caminho Francês e busca novas experiências e sites para conhecer.

Matéria traduzida do Espanhol no site: Radio Camino de Santiago 19/11/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Data Analysis: Finding a better place

Capstone Project – The Battle of Neighbourhood | Finding a Better Place in Scarborough, Toronto 1. Introduction: This Capstone Project aim t...