sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Tudo sobre o Caminho do Norte em Bike ou a Pé - ramal do Caminho de Santiago

Esta rota é tão antiga quanto o Caminho Francês, os reis europeus da Idade Média foram inclinados a chegar a Santiago















À medida que a Reconquista avançava e as terras do sul recuperaram a paz, o Caminho do Norte gradualmente cedeu. Durante séculos, não foi usado pelos peregrinos, no entanto, o boom de caminhar para Santiago restaurou seu status como uma rota e é novamente muito popular.

A distância percorrida é a segunda mais longa, atrás da Vía da Prata. A paisagem e o terreno tornam-no uma opção muito especial, mas, por outro lado, a rede de alojamento de peregrinos é escassa, embora haja albergues em toda a rota e esteja bem sinalizada.

O Camino do Norte percorre o litoral da Espanha de leste a oeste, na fronteira com o Golfo da Biscaia, passando pelos principais municípios do norte da Espanha. Tem início em Irún na direção de Compostela, deixando em seu rastro uma trilha incrível em cidades como San Sebastián, Bilbao, Santander ou Gijón até entrar na Galicia. 

De Gijón somos apresentados a decisão-chave da nossa peregrinação, já que temos a opção de seguir um roteiro que nos leva a Oviedo, onde continuaremos a caminhar pelo Caminho Primitivo ou pelo contrário, continuaremos em direção a Avilés e entraremos na Galicia através da cidade de Lugo de Ribadeo, um município costeiro da Mariña Lucense que nos separa aproximadamente de 180 km de nossa chegada a Santiago.

Imagem relacionada

É uma das rotas com mais história junto com o Caminho Primitivo, e com uma antiguidade semelhante à da rota francesa. Foi a rota usada em numerosas ocasiões pelos reis de todo o continente europeu para chegar a Santiago. No entanto, perdeu proeminência devido à estabilização dos territórios peninsulares do sul após a Reconquista e ao fortalecimento do layout francês pela monarquia do século XII. Apesar disso, a persistência de peregrinações que ocasionalmente atingiram os portos Basco e Cantábrico pela costa conseguiram consolidar o que já seria conhecido como o Caminho Costeiro.



Resultado de imagem para camino del norte

Os peregrinos ilustres contribuíram para este processo de renascimento e consolidação do Caminho do Norte, como no caso de San Francisco de Assis, que fez uma peregrinação a Santiago em 1214 e, segundo a lenda, aproveitou sua peregrinação para encontrar numerosos templos franciscanos. A existência desses templos cristãos, assentamentos templários ou hospitais de peregrinos também ajudou a posicionar a rota ao longo da costa no lugar que agora ocupa.




Encontramos nesta inclinação uma estrada menos movimentada do que o francês, que possui boa sinalização, mas que também possui menos infra-estrutura. É a segunda rota mais longa, logo atrás da Vía da Prata, que nos envolverá com a tranquilidade das cidades costeiras e dos marinheiros que alcançaremos ao nosso ritmo e com um roteiro que, exceto nas subidas para as montanhas, onde teremos que ter Nossa força total é caracterizada por ser bastante calma.


El Camino del Norte é possivelmente uma das opções que nos dará uma maior beleza cênica, graças ao seu discurso entre mar e montanhas, onde o verde das pequenas aldeias basca, cantabria, asturiana ou galega desaparece à distância com o azul intocado do Golfo da Biscaia . Além disso, sua cozinha tem a reputação de ser uma memória triunfante da nossa jornada, de modo que a escolha desta rota é sinônimo de triunfo certo em nosso desejo de descobrir a magia do Caminho de Santiago.



A T4F tem informações sobre todos os roteiros do Caminho de Santiago, visite o site www.tour4friends.com ou Catálogo 2018.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Data Analysis: Finding a better place

Capstone Project – The Battle of Neighbourhood | Finding a Better Place in Scarborough, Toronto 1. Introduction: This Capstone Project aim t...