terça-feira, 5 de junho de 2018

Quanto tempo para fazer o Caminho de Santiago


O tempo necessário para fazer o Caminho de Santiago depende do ponto em que você inicia sua jornada e quantos quilômetros terá que percorrer por dia. Por este motivo, é necessário um planejamento prévio e um conhecimento dos roteiros, dificuldades, logistica e infraestrutura.

Não importa de onde ou qual caminho você começa sua rota, entre as opções disponíveis as mais notáveis são: “o Caminho Primitivo, o Caminho Francês, o Caminho do Norte, o Caminho Português”. É a sua primeira vez como peregrino e não sabe como escolher o seu ponto de partida? Não se preocupe, aqui mostraremos os pontos de partida mais famosos entre os peregrinos de 2017 e 2018.

As rotas mais populares em 2017-2018
  • Sarria ocupa o primeiro lugar com 28% de popularidade entre os peregrinos. A distância até Santiago é de 114 km.
  • Saint-Jean-Pied-de-Port ocupa o segundo lugar, com 13% de popularidade entre os peregrinos. A distância até Santiago é muito maior que qualquer outra, 781 km de distância.
  • A terceira opção mais popular é Porto, com 9% dos peregrinos. A distância até Santiago é de 235 km.
  • A quarta opção é Valença, com 7% de popularidade entre os peregrinos. A distância até Santiago é de 115 km.
  • A quinta opção é Astorga| León, com 4,2% de popularidade entre os peregrinos. A distância até Santiago é de 309 km.
Para os peregrinos mais afortunados e corajosos que têm mais de um mês de férias, podem se aventurar na estrada de Saint-Jean-Pied-de-Port ou de Roncesvalles, na França. Como mencionamos anteriormente, o ponto de partida de Saint-Jean-Pied-de-Port tem cerca de 781 km, é lógico que precisamos de mais de 25 dias para terminá-lo.

No entanto, se você tiver apenas uma semana de férias, pode fazer o percurso de pontos mais próximos, como Valença, cidade do Caminho Português ou Sarria, cidade do Caminho Francês. O último é o mais popular com 28% de preferência.
Para aqueles peregrinos que têm 15 dias de férias, pode-se considerar alguns pontos de partida como Porto, Oviedo ou Astorga. Porto é a terceira opção mais popular entre os peregrinos.
Antes de iniciar uma rota ou outra, você deve levar em consideração seu estado físico atual e não deve fazer esforços excessivos. Recomenda-se fazer pausas entre as etapas até chegar a Santiago, se seu corpo não estiver habituado a andar tantos quilômetros.

Quantos quilômetros fazemos em um dia?
Aquelas pessoas que não se consideram atletas profissionais, uma taxa média aceitável pode ser entre 4 ou 5 quilômetros por hora. Além disso, não devemos fazer mais de 25 quilômetros por dia. Tudo isso é respeitado pelas condições do solo e pelo clima que encontramos durante o caminho.
Portanto, para que você tenha uma idéia, a partir dos destinos mais populares, como Sarria (Caminho Francês), a distância de Santiago de Compostela é de 110 quilômetros. Você precisa de 5-6 dias para terminar o caminho. Por este motivo, Sarria é uma das opções mais populares entre os peregrinos este ano de 2018.
Para quem pretende fazer o Caminho em 1 semana, uma outra opção é saíndo da cidade portuguêsa de Valença, 120 km de Santiago e esse roteiro poderá ser percorrido em 6 etapas.
Concluindo, não existe ponto de partida oficial para iniciar o Caminho. O importante será o tempo desfrutando, meditando e estando em conectado com as surpresas e "mistérios" do Caminho. 

Anderson Cruz, Junho 2018
Conheça mais a nossa proposta no site tour4friends.com ou envie um WhatsApp para +34 662 913 545

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Data Analysis: Finding a better place

Capstone Project – The Battle of Neighbourhood | Finding a Better Place in Scarborough, Toronto 1. Introduction: This Capstone Project aim t...